DIA DAS MAES POR ZEKA PERES

Bom estarmos juntos mais uma semana aqui no Clube do Caipirão, sempre relembrando as histórias de Tonico e Tinoco.

Essa semana antecede o Dia das Mães, quero falar da Dona Maria do Carmo, Mãe da Dupla Tonico e Tinoco.   Maria do Carmo, descendente de escravo, nasceu em 1892 tres anos depois da libertação dos escravos no Brasil. Ainda na adolescencia conheceu um espanhol chamado Salvador Perez. Foi mãe de 12 filhos. Dos quais criou 09 nas fazendas de São Manuel, Botucatu e Pratânia interior de São Paulo

O José ( Tinoco ), era seu companheiro de andanças pela vizinhança e ela o definia como um Menino Ladino. Muito esperto e arteiro.  Contava ( Maria do Carmo ), que o José foi o filho que mais apanhou, pois sempre aprontava das suas.

O amor que envolveu a Dona Maria do Carmo e seus filhos perpetua para todo sempre, pois Ela na sua simplicadade se fez presente na vida da sua humilde família.

Com a mudança da Familia para São Paulo, no começo dos anos 40, Dona Maria continuava uma agregadora, e viu até o final de sua Vida seus filhos reunidos em sua volta.

Quando na década de 60 a Dupla construiu a Capela de Nossa Senhora Aparecida no Bairro de Vila Diva em São Paulo, Ela com o Sr. Salvador mudaram-se para lá, onde tomavam conta de Capela e recebia os fãs de Tonico e Tinoco.

Alguns meses antes de compeltar 100 anos, mais precisamente no dia 12 de março de 1992, a Dona Maria do Carmo nos deixou, o que marcou para sempre a vida de Tonico e Tinoco e seus irmãos.

No repertório de Tonico e Tinoco, são dezenas de canções dedicadas a “Mães”. Mas com certeza a música Mamãe, Mamãe, Mamãe tenha sido o ponto alto de Homenagem da Dupla a Dona Maria do Carmo e também a todas as Mães Brasileiras.

Bem por hoje fico por aqui, desejando a todos uma Feliz Semana, e que a Nossa Mãe Aparecida nos Ilumine.

www.zekaperez.com.br