DESTAQUES


COLUNA PECUÁRIA LEITEIRA - CUIDADOS COM BEZERROS

Diarreias infecciosas e os problemas respiratórios são as doenças que mais causam mortes em animais jovens, no período de até 3 meses de idade. Na maioria dos casos, as mortes decorrem das condições de criação, como instalações e manejo inadequados, e alimentação deficiente. Os 3 primeiros meses de vida são os mais críticos para o bezerro porque seu sistema imunológico – defesas contra os agentes causadores de doenças – ainda não está completamente desenvolvido. Por isso, é muito importante o bezerro mamar o colostro logo ao nascer. E para evitar a ocorrência das diarreias, o importante é a higiene do ambiente e dos utensílios usados, lavando-os e desinfetando-os diariamente, além de se manter o local limpo, seco e abrigado de ventos frios.

É muito importante e vantajoso fazer a descorna do animal ainda jovem, pois é mais fácil e segura, além de facilitar o manejo do bezerro e dá maior segurança no trato com os animais adultos. É uma prática relativamente fácil de ser realizada, e evita acidentes decorrentes de brigas entre animais na fase adulta.

Vale lembrar que a pessoa responsável pelos bezerros é de fundamental importância para os resultados. Existem alguns levantamentos mostrando que a mortalidade é bem menor onde os proprietários manejam os bezerros, principalmente se forem mulheres. Isso significa que atenção, paciência e carinho são fundamentais. Entretanto, o treinamento e o conhecimento da atividade são essenciais, especialmente nos itens de higiene, alimentação animal e saúde.
por hoje é só, muito obrigado, mais informações procure um profissional responsável, Abraço.

Fonte de Apoio: EMBRAPA



« voltar
Area restrita




Ouvinte cadastre-se aqui Radio cadastre-se aqui
 

Copyright © 2013-2017 Clube do Caipirão todos os direitos reservados