O SOLO - ARTIGO DA COLUNA MEIO AMBIENTE POR ABADIU FURTADO

É um prazer imenso escrever sobre o nosso meio ambiente no portal Clube do Caipirão do nosso companheiro Luiz Henrique.
A caracterização do solo para cada tipo de atividade para o qual é propício. Por exemplo, para a construção de edificações o solo deve ser coeso, sem grande concentração de areia, um material que se esfarela. Já para a atividade agrícola, deve conter matéria orgânica e elementos essenciais para o crescimento das plantas. Para a agricultura, sua fertilidade depende da presença de nutrientes específicos, tais como cloro, boro, zinco, manganês, níquel, cobalto, molibdênio, ferro, cobre, nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, enxofre e magnésio.

O solo é um recurso essencial para a humanidade, porém visto como um recurso renovável, cuja degradação pode ser revertida rápido. Ao contrário, a formação dos solos é um processo lento, em escala de tempo geológica, durante a qual se formam os minerais e as rochas se desagregam. O solo depende de fatores como clima e organismos, a microflora e microfauna, vegetais, animais e o homem. Também é função do tipo de rocha que o originou e o relevo em que se encontra.

Fonte: Luana Rangel – Organização OECO.