COLUNISTAS


21/08/2017
JOÃO MULATO

Amigo amante da música sertaneja hoje você vai conhecer um pouco da grande cantador João Mulato.
Agradecendo a nossa amiga Sandra Peripato pelo apoio nas pesquisas.
Wilson Leôncio de Melo, o João Mulato, nasceu em Passos, no estado de Minas Gerais, em 25 de outubro, e mudou-se ainda criança, juntamente com a família, para a cidade de Araçatuba-SP, a mesma cidade onde também foi criado Tião Carreiro. Atualmente reide em Bauru-SP. Algum tempo depois, João Mulato trocou Araçatuba pela capital paulista. 
Foi em São Paulo que João Mulato conheceu o jovem violeiro Bambico, e com ele formou a primeira dupla que recebeu o nome "João Mulato e Douradinho". 
Domingos Miguel dos Santos (Bambico) nasceu em Taciba-SP, no dia 22 de junho de 1944. Bambico foi sem dúvida um verdadeiro artista nas artimanhas dos ponteios. Além da dupla com João Mulato, Bambico também foi um grande amigo de Tião do Carro, além de ter também tocado a viola caipira em gravações de discos de Jacó e Jacozinho e Tião Carreiro, para quem também criou diversas introduções aos seus característicos pagodes. Seu principal trabalho foi como músico de estúdio, com seus arranjos a acompanhamentos que deram um marcante brilho sonoro a tais gravações. 
Bambico também formou dupla com Bambuê e, em carreira-solo, gravou em 1982 o LP "Brincando com a Viola" na Chantecler. Faleceu, alguns meses depois, com apenas 38 anos de idade.
Com Bambico, João Mulato gravou 2 LP's: "Saudade de um Amor Passado" e "Meu Reino Encantado". 
Com o falecimento repentino do Bambico, João Mulato formou dupla com outro companheiro, ou melhor, com diversos outros companheiros, tendo gravado mais vários LP's e CDs, mantendo o nome da dupla "João Mulato e Douradinho".
João Mulato gravou também ao lado do grande Pardinho, (da dupla com Tião Carreiro) 4 LP's, de 1990 a 1997, ano no qual o Pardinho resolveu parar de cantar, a pedido de sua família. 
Com o término da carreira artística do Pardinho, João Mulato voltou a formar a dupla "João Mulato e Douradinho", com mais outros Douradinhos, depois formou dupla com João Carvalho, que já foi também parceiro de Ronaldo Viola, e gravaram um CD.
João Mulato também chegou a cantar em dupla com Paraíso, Praiano e muitos outros amigos, porém sem gravar.
São vários os sucessos da carreira de João Mulato, a maioria de sua própria autoria: “Meu Reino Encantado”, “Preto Doutor”, “Fim do Mapa”, “Capiau”, “Advogado Honesto”, “Meu Baú de Saudade”, “Telefonema”, “Cobertor de Orelha”, “Contraste”, “O Maior Calote”, “Só por Deus”, “Carro Pesado”, “No Chocalho do Ferrão”, entre outras.
Recentemente voltou a formar a dupla João Mulato e Douradinho e continua fazendo Shows.
Esta semana tive o prazer de conhecer pessoalmente essa “Lenda viva” da nossa música sertaneja, muita prosa, muito conhecimento e aprendizagem. Semana que vem tem mais sobre a nossa musica brasileira, grande abraço.



« voltar

 

» ZÉ CARREIRO E CARREI RINHO

» DUO GLACIAL

» CACIQUE E PAJE

» PARDINHO E PARDAL

» TRIO PARADA DURA

» CAMÕES E CAMARGO

» CAÇULA E MARI NHEIRO

» JOAQUIM E MANUEL

» INEZITA BARROSO

» CHICO REY E PARANÁ


« Anterior  1   2   3   4   5   6  Próxima »
Rádio online Ouvinte cadastre-se aqui Radio cadastre-se aqui

Copyright © 2013-2017 Clube do Caipirão todos os direitos reservados