COLUNISTAS


13/04/2017
VALDEMAR REIS

Amigo amante da música sertaneja hoje você vai conhecer um pouco da história do poeta e compositor Valdemar Reis.
Agradecendo a nossa amiga jornalista Sandra Peripato pela pesquisa e apoio.
Valdemar Alves dos Reis nasceu em Araçatuba-SP, no dia 08 de outubro de 1941, e reside há muitos anos em São José do Rio Preto-SP. 
Filho do lavrador e administrador de fazenda Antônio Alves dos Reis e de Dona Eulina Rodrigues dos Reis, Valdemar Reis viveu sua infância numa fazenda no interior paulista. 
Quando contava apenas 13 anos de idade, na escola em que estudava, sua professora solicitou algumas trovas para um concurso que homenageava o Dia das Mães e, de modo surpreendente, todas as três trovas vencedoras foram de autoria do jovem estudante que daí por diante passou a escrever versos e poesias para declamar para amigos e parentes em festinhas do interior, inspirado em grandes compositores como Teddy Vieira, Dino Franco e José Fortuna, e movido também pela saudade da infância no campo, a família e as suas raízes. 
Valdemar Reis ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo com apenas 19 anos de idade, e serviu à Corporação de 1961 até 1992, quando se aposentou. Desses 30 anos e 9 meses, 18 anos foram na cidade de São Paulo-SP e o tempo restante no interior paulista. 
Sua esposa Marilda Coelho dos Reis, foi Sub-Tenente Feminina também na Polícia Militar, onde serviu durante 25 anos, tendo sido 15 anos na capital paulista e o restante em São José do Rio Preto, para onde foi transferida por ocasião da criação da Polícia Feminina naquela cidade. 
Sua primeira composição gravada foi "O Paredão", com Matogrosso e Mathias, no início da década de 1980. Seu principal sucesso é "Meu Reino Encantado". 
Valdemar Reis calcula que já possua um total de cerca de 340 composições gravadas, por vários intérpretes da música caipira, como Zico e Zéca, Liu e Léu, João Mulato e Douradinho, Lourenço e Lourival, Marcos Violeiro e Adalberto, Ramiro Viola e Pardini, Daniel e Zé Camilo, Ronaldo Viola e João Carvalho, Matogrosso e Mathias, Irídio e Irineu, Eli Silva e Zé Goiano, Goiano e Paranaense, Dino Franco e Mouraí e muitos outros.
Valdemar Reis gravou disco solo com poesias e CDs com suas composições. Se apresenta em eventos culturais e festivais de viola. Grande abraço companheiros, semana que vem tem mais.



« voltar

 

» JOÃO MULATO

» CARLITO E BADUY

» ABEL E CAIM

» ORLANDO GOMES

» ZICO E ZECA

» DOIS ANOS SEM ZÉ RICO

» ELI SILVA E ZÉ GOIANO

» BIÁ

» TRIO MINEIRO

» DARCI ROSSI


« Anterior  1   2   3   4   5   6  Próxima »
Rádio online Ouvinte cadastre-se aqui Radio cadastre-se aqui

Copyright © 2013-2017 Clube do Caipirão todos os direitos reservados