COLUNISTAS


22/03/2017
ZICO E ZECA

Amigo amante da música sertaneja hoje você vai conhecer um pouco da história da dupla Zico e Zeca. Sempre agradecendo nossa amiga pesquisadora Sandra Peripato pelo apoio.
Antônio Bernardo da Costa (Zico) nasceu em 04 de janeiro de 1931, e Domingos Paulino da Costa (Zéca) nasceu em 12 de setembro de 1932, ambos em Itajobi-SP.
Filhos de Gabriel Paulino da Costa e Maria Rosa. Ao todo o casal teve 13 filhos, mas se criaram 9. São irmãos de outra grande dupla: "LIU E LÉU" e primos de "VIEIRA E VIEIRINHA". A família era tradicional de violeiros e cantadores. Começaram a cantar em rádio em 1948, na Rádio Novo Horizonte, de Novo Horizonte-SP, com o nome de "IRMÃOS CUNHA".
No final de 1952, Zeca foi para São Paulo, onde seus primos Vieira e Vieirinha já estavam atuando nas emissoras da capital. Ali começou a cantar com Teddy Vieira, Zé Carreiro e Sulino, até que Zico também foi para a capital, e em 1º de janeiro de 1953, estrearam na Rádio Bandeirantes, no programa mais famoso da época, chamado "NA SERRA DA MANTIQUEIRA", onde cantaram três músicas com o nome de "OS FILHOS DE ITAJOBI".
Serrinha (da dupla Serrinha e Caboclinho) ouviu "Os Filhos de Itajobi" pelo rádio, gostou muito da dupla e os incentivou a seguir em frente, inclusive os presenteou com um casal de instrumentos, (viola e violão). Faltava um nome que pudesse marcar bem a dupla. Então o programa "Serra da Mantiqueira" lançou um concurso para a escolha dos nomes artísticos, no qual venceu "ZICO E ZECA".
Daí foram contratados pela Rádio Bandeirantes para se apresentarem o Programa "PALHINHA NO SERTÃO". 
Teddy Vieira - um verdadeiro "olheiro" de talentos para o disco - levou-os para a gravadora Colúmbia, onde em maio de 1954 gravaram seu primeiro disco de 78 rotações, com as músicas "PRACINHA" (cururu de Teddy Vieira e Serrinha) e "BESTA BAILARINA" (moda de viola de Teddy Vieira e Capitão Barduíno), disco este que lhes levou o nome por todo o país, projetando-os definitivamente como a mais promissora das novas duplas.
Daí para a frente o nome da dupla foi cada vez crescendo mais, e a cada dois meses mais ou menos lançavam um novo disco. Daí pra frente só foi sucesso e Receberam o slogan de "OS VIOLEIROS QUE TRAZEM NA VOZ A ALMA DO SERTÃO". Tiveram por muitos anos programas de rádio em outras emissoras de São Paulo.
A dupla gravou ao longo de sua carreira 36 discos de 78 rpm, 38 Lps, 3 Cds de lançamento e vários CDs de coletânea.
A grande marca registrada da dupla foi sem dúvida "A CANETA E A ENXADA" e "DONA JANDIRA". Foram inúmeros os sucessos que fizeram, dentre os quais citamos "Pracinha", "Força do Destino", "Dona Felicidade", "Namoro no Portão", "Sinhá Joana", "Querer Bem", "Duas Balas de Ouro", "Recordando o Passado", "Casamento sem Convite", entre tantos outros.
ZICO E ZÉCA cantaram juntos profissionalmente por 54 anos e meio. A dupla só veio a se desfazer por uma fatalidade do destino. Após uma apresentação na cidade de Santa Rita do Passa Quatro-SP, em 22 de abril de 2007, Zico sofreu uma queda acidental, batendo fortemente a cabeça onde fraturou o crânio. Foi internado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, onde passou por uma cirurgia e ficou hospitalizado por 38 dias. Seu quadro veio oscilando até que entrou em coma, e infelizmente no final da tarde de 30 de maio de 2007, veio a falecer.
Mas toda essa trajetória trilhada por esta maravilhosa dupla não poderia acabar. Seu irmão Zeca, resolveu dar continuidade a este trabalho, formando uma nova dupla com o filho do Zico, Jarbas Bernardo da Costa, também nascido em Itajobi-SP em 25 de outubro de 1951, com o nome de "ZÉCA E ZICO FILHO", e gravaram um CD intitulado "CASINHA AMARELA" lançado em 2009. 
A dupla se desfez com o falecimento de Zeca ocorrido em 28 de setembro de 2013, vítima de pneumonia seguida de parada cardíaca. Amigos semana que vem amigos tem mais curiosidades e histórias da nossa música sertaneja, grande abraço.



« voltar

 

» JOÃO MULATO

» CARLITO E BADUY

» ABEL E CAIM

» ORLANDO GOMES

» VALDEMAR REIS

» DOIS ANOS SEM ZÉ RICO

» ELI SILVA E ZÉ GOIANO

» BIÁ

» TRIO MINEIRO

» DARCI ROSSI


« Anterior  1   2   3   4   5   6  Próxima »
Rádio online Ouvinte cadastre-se aqui Radio cadastre-se aqui

Copyright © 2013-2017 Clube do Caipirão todos os direitos reservados