COLUNISTAS

29/04/2015
TRIO PARADA DURA

Amigo amante da música sertaneja hoje você vai conhecer um pouco do trio mais famoso do Brasil “Trio Parada Dura” e suas formações. Essas informações pegamos com a ajuda da pesquisadora Sandra Peripato, jornais e revistas antigas e nos portais oficiais do Trio Parada Dura e Trio do Brasil.

Mangabinha, Carlos Alberto Ribeiro, nasceu na cidade de Corinto-MG em 1942 e morreu no dia 23 de Abril de 2015.
Fundou o Trio Parada Dura em 1973, aproveitou a trilha aberta por Léo Canhoto e Robertinho para inovar a música sertaneja em diversos aspectos, como a temática do repertório e a instrumentação, sem ferir as raízes.
Gravou vários discos solos e em 1970 formou um trio juntamente com Gino e Geno, que chegou a lançar um LP.
No ano de 1973 que Mangabinha trocou a capital mineira pela capital paulista, onde montou a primeira formação do Trio Parada Dura, juntamente com Delmir e Delmon.
Com Mangabinha, Delmir e Delmon, o Trio Parada Dura lançou três LP's pela gravadora Chororó, em seus dois anos de duração, nessa formação inicial.

Em 1975, dois anos após sua formação, aconteceu a primeira alteração no Trio Parada Dura, com as saídas de Delmir e Delmon, que foram substituídos por Creone (Florisvaldo Alves Ferreira)e Barrerito (Élcio Neves Borges, nascido em São Fidélis-RJ em 22 de outubro de 1942 e falecido em Belo Horizonte-MG em 12 de agosto de 1998). Os direitos sobre o nome do "Trio Parada Dura", acabaram ficando com o Mangabinha.
Com essa nova formação, o Trio gravou, até o ano de 1987, vários discos de sucesso.
Em março de 1982 os integrantes do Trio Parada Dura sofreram um acidente aéreo que levou o Barrerito à cadeira de rodas. Apesar de ter gravado alguns LP's com o trio após o acidente, ele se sentia discriminado pelos companheiros e acabou largando o conjunto. Em seu lugar, entrou seu irmão Parrerito, o qual integrou o trio até 2006.
Barrerito passou a cantar sozinho, tendo gravado diversos LP's. Em 1987, o Trio Parada Dura passou a ser formado por Mangabinha, Parrerito e Creone Os diversos integrantes do trio também já atuaram sozinhos ou em diversas outras formações: Creone e Barrerito, já formaram dupla desde 1963 e gravaram alguns LP's. O mesmo Barrerito também chegou a formar em 1997 o "Trio Alto Astral" juntamente com Creone e Voninho, tendo gravado 1 CD, o ultimo do Barrerito. O conjunto se desfez em 1992 e retornou à atividade em 1996, com nova formação: Mangabinha, Parrerito e Creone. E, a partir de 1998, nova formação para o Trio Parada Dura: Mangabinha, Parrerito e Leone.

O Trio Parada Dura se desfez novamente no ano de 2006, e retornou com nova formação em novembro de 2007: Leone, Leonito e Mangabinha, gravaram vários CDs e 1 DVD. Creone, Parrerito e o sanfoneiro Carlos Rezende (Xonadão) formaram o trio "Os Parada Dura”. Essa formação atualmente se apresenta como “Trio do Brasil”, já gravaram 2 DVDs e vários CDs.
Entre os grandes sucessos ao longo da carreiro e formações do Trio Parada Dura temos: Mineiro Não Perde o Trem, Parada Dura, Casa da Avenida, Homem de Pedra, Cruz Pesada, Castelo de Amor, Blusa Vermelha, Barco de Papel, Não Quero Piedade, O Doutor e a Empregada, Fuscão Preto, Panela Velha, Avião das Nove, As Andorinhas, O Carro e a Faculdade, Soraia, Bobeou... a Gente Pimba, De Ontem Para Hoje, Tapete Colorido, Quebra Topete entre tantos outros. Amigos semana que vem amigos tem mais curiosidades e histórias da nossa música sertaneja, grande abraço.

» QUEIMA DO ALHO NA FESTA DOS TROPEIROS

» TROPEIRISMO BRASILEIRO

» MISSA SERTANEJA

» WILSON E SORAIA