ARTIGOS


DARCI ROSSI

Amigo amante da música sertaneja hoje você vai conhecer um pouco da história do poeta e compositor Darci Rossi, que nos deixou no último dia 20 de janeiro.
O já saudoso poeta, filho de João Rossi e Natercia Boldrini Rossi, nasceu na cidade de Guaxupé e foi criado em São Caetano do Sul. Trabalhou na General Motors, onde entrou em 1969 e em 1977 chegou a ocupar a gerência do Banco GM. Nesta função, conheceu dois jovens clientes que estavam procurando financiamento para a comprar um carro modelo Chevrolet Opala. Estes jovens eram Chitãozinho & Xororó em início de carreira. A amizade entre os três iniciou, porque Darci já compunha letras de músicas, entusiasmando a dupla pela qualidade dos versos que escrevia.
É neste período que nasceu o compositor Darci Rossi, dono de mais de 400 canções gravadas e responsável pelos maiores sucessos das duplas Chitãozinho e Xororó, João Paulo e Daniel e João Mineiro e Marciano, Alan e Aladim, Pedro e Paulo, Ataíde e Alexandre, entre tantos outros.
Em 2009, foi homenageado com a concessão do título de cidadão honorário do município de Valinhos e em 2010, com o Diploma de Mérito Cultural e Artístico Adoniran Barbosa, também concedido pela câmara de Valinhos, pelo "seu trabalho, dedicação e altruísmo, divulgando a música sertaneja e o município onde viveu".
Morreu na ultima sexta-feira, dia 20 de janeiro de 2017, aos 69 anos, vítima de uma infecção pulmonar.
O compositor Darci também gravou um disco solo, gravou em dupla em parceria com Robertinho (da dupla Léo Canhoto e Robertinho), gravou com Santiago (Darci Rossi e Santiago).
Em seu currículo, Darci é responsável por sucessos como "60 dias apaixonado”, “A Bailarina”, “As paredes azuis”, “Boteco de esquina”, “Deixei de ser cowboy por ela”, “Apaziguar” e a clássica “Fio de Cabelo”. Artistas como João Mineiro e Marciano, Bruno e Marrone e Vitor e Léo tinham músicas do compositor em seus repertórios. Rossi era casado com Sonia Maria Rossi e tinha quatro filhos.
Em particular eu tive a honra de ter o conhecido em um Evento na cidade de Valinhos.
Grande abraço companheiros, semana que vem tem mais.



« voltar
Rádio online Ouvinte cadastre-se aqui Radio cadastre-se aqui

Copyright © 2013-2017 Clube do Caipirão todos os direitos reservados