ARTIGOS


BOB NELSON

Amigo amante da música sertaneja hoje você vai conhecer um pouco da história de Bob Nelson. Agradecendo sempre nossa amiga Sandra Peripato pelo apoio e pesquisas.
Nelson Roberto Perez (Bob Nelson) nasceu em 12 de outubro de 1918, na cidade de Campinas-SP.
Diplomou-se pela Escola de Comércio de Campinas, onde no Rio de Janeiro, veio a ser representante das extintas indústrias de Meias Ethel. Ao mesmo tempo que iniciava a sua carreira artística como cantor nos cassinos cariocas, cantava também em rádios, bailes e orquestras. Chegou a acompanhar Carmen Miranda em 1939, quando ela se apresentou em Campinas.
Foi na Rádio Tupi que adotou o nome "Bob Nelson", pois soava mais comercial.
No final da década de 30 começou a cantar no Grupo Cacique. Com base no filme "Idílio nos Alpes", começou a aplicar o ritmo tirolês (também conhecido como yodel) no início da década de 40. Em 1943, faz uma adaptação para o português de uma tradicional canção norte-americana, "Oh, Suzana", música premiada na Rádio Cultura de São Paulo, o qual o faz um de seus maiores sucessos. A música também lançou Bob Nelson para o sucesso no Brasil.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o dono do "Diários Associados", Assis Chateaubriand, homenageou o comandante norte-americano General Douglas MacArthur com uma apresentação de Bob Nelson com a canção "Oh, Suzana". Ao final da apresentação, o general subiu ao palco e abraçou o cantor, pois era de Arkansas e gostava do ritmo country, além da música falar de períodos de guerra. Chatô também patrocinou a primeira fantasia de caubói.
Gravou seu primeiro disco em 1944 com "Oh, Suzana" e "Vaqueiro Alegre". Na década de 40, apresentou-se em programas de rádio e gravou músicas usando o nome artístico "Bob Nelson e Seus Rancheiros", época que ele se tornou o ídolo das estrelas da Jovem Guarda, Roberto Carlos e Erasmo Carlos. A dupla gravou uma música em sua homenagem: "A Lenda de Bob Nelson", em 1974.
É considerado um dos primeiros cantores a misturar a música sertaneja do interior com o country norte-americano. Bob Nelson também desfilou no Carnaval carioca, sempre pela escola de samba Império Serrano. Gravou aproximadamente 30 discos entre 78RMP, Compactos, simples e duplos e LPs.
Morreu no dia 28 de agosto de 2009, aos 90 anos. Amigos, semana que vem tem mais sobre a nossa musica brasileira, grande abraço.

FONTE: RECANTO CAIPIRA



« voltar
Area restrita




Ouvinte cadastre-se aqui Radio cadastre-se aqui
 

Copyright © 2013-2017 Clube do Caipirão todos os direitos reservados