ARTIGOS

JOAQUIM E MANUEL

Amigo amante da música sertaneja hoje você vai conhecer um pouco da dupla da Boate azul Joaquim e Manuel.

A dupla iniciou a carreira em 1976, e cantavam em estilo lusitano. Em 1985, começaram a se dedicar ao estilo sertanejo. O romantismo predomina em seu repertório.

Joaquim e Manuel esta na estrada mais de 30 anos, teve sua primeira formação com Joaquim (Vitorio Nochi) e Manuel (Roberto Paschoa), com a saída de Roberto Paschoa da dupla entra o entao 2º Manuel (Ranato), entre outros que também passaram pela formação. A dupla continua na estrada até hoje, o Joaquim dono da patente da dupla continua o mesmo.

A dupla emplacou vários sucessos, entre eles "Som de Cristal", "Minha Musica", "Avenida Boiadeira", "Jogo de Cintura", "Chora, Chora Coração", "Tuas Virtudes e Defeitos" e "Coração Caipira" e a música que alavancou nacionalmente a dupla Joaquim e Manuel para todo o sempre, a "Boate Azul", tem mais de mil regravações por vários artistas de diferentes gêneros, é até hoje realmente um grande sucesso. Aliás, aonde tiver uma dupla sertaneja, banda musical ou apenas uma pessoa tocando violão em uma roda de amigos lá está a Boate Azul. As canções "Som de Cristal" e “Boate Azul” são de autoria dos mesmos compositores: Benedito Seviero e Tomaz (da dupla com Timóteo, anteriormente com Scoth da dupla "Scoth & Smith", na época o Smith era o Paraíso que mudou de nome para fazer dupla com Tião Carreiro). O disco "Som de Cristal" vendeu cerca de 26 mil cópias em Portugal. Em 1993, a dupla recebeu da Rádio Festival do Porto, um Disco de Platina. No Brasil receberam Disco de Ouro. Atualmente a dupla continua firme levando seus sucessos em shows para todo o Brasil. Ao todo gravaram 25 discos aproximadamente e um DVD com participação de vários artistas. Semana que vem tem mais sobre a nossa musica brasileira, grande abraço.